Serviços

 

Baixar Portfólio de Serviços

 

O LAQUA possui capacidade instalada para a realização de dois diagnósticos laboratorial, empregando diversos tipos de metodologias:

Isso permite, além do diagnóstico de doenças já conhecidas, a descoberta e a caracterização de novos agentes infecciosos, causadores de doenças emergentes, e que podem comprometer o cultivo de animais aquáticos.

Essas informações estratégicas são utilizadas para o monitoramento sanitário da produção, bem como para o estabelecimento de políticas públicas para o controle sanitário na aquicultura.

 

BIOLOGIA MOLECULAR

Os testes de biologia molecular, baseados em técnicas de PCR, PCR em tempo real e sequenciamento de DNA permitem a detecção rápida e precisa de diversos agentes infecciosos, como vírus, bactérias, fungos e parasitas que infectam animais aquáticos. O tempo gasto para emissão dos resultados é muito reduzido, com média de dois dias úteis.

Detecção de genoma do ID# por meio de qPCR em Tempo Real com sonda de hidrólise ®TaqMan:

1) Vírus da Mancha Branca (WSSV);

2) Penaeus stylirostris pestyldensovirus 1 (PstDNV1) [Vírus da Necrose Hematopoiética e Infecção Hipodermal (IHHNV)];

3) Bactéria Hepatobacter Penaei (NHP-B);

4) Vibrio parahaemolyticus [(pir A e PirB) Doença da Necrose Hepatopancreática Agúda (AHPND)];

5) Enterocytozoon hepatopenaei (EHP) e

6) Virus Irisdicente em Decapodos – tipo 1 (DIV1 [SHIV]); e

Detecção de genoma do ID# por meio de RT-qPCR em Tempo Real com sonda de hidrólise ®TaqMan:

1) Vírus da Mionecrose Infecciosa (IMNV);

2) Vírus da Síndrome de Taura (TSV);

3) virus da Cabeca Amarela (YHV) e

4) Macrobrachium rosenbergii nodavirus (MrNV).

* O laboratório também disponibiliza analise para detecção de outros agentes etiológicos que afetam a indústria, para mais informações, entre em contato com a equipe do laboratório.

 

HISTOPATOLOGIA

A Histopatologia é um método auxiliar de diagnóstico que permite identificar as lesões causadas por diferentes agentes infecciosos nos órgãos dos animais, como fígado, hepatopâncreas, baço, cérebro, pele, dentre outros. Além de auxiliar no diagnóstico das doenças já conhecidas, a Histopatologia permite o estudo das novas enfermidades que ocorrem no país (doenças emergentes) contribuindo para o conhecimento específico sobre cada problema.

Doenças não infecciosas que possam ocorrer, tais como intoxicações e lesões causadas por distúrbios nutricionais, também podem ser avaliadas por esse método.