Diretoria

A Diretoria do LAQUA responde pelas atividades gerenciais e técnicas do LAQUA e a esta está ligado o Núcleo de Gestão da Qualidade, instância de assessoramento ao Diretor que atua como responsável pela condução das ações relativas ao Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório.

O LAQUA é formado por dois setores laboratoriais: Biologia Molecular e Histotecnologia, cuja equipe técnica pode ser formada por analistas ou auxiliares de laboratório, selecionados conforme as competências estabelecidas para cada setor laboratorial.

Também conta com o Setor de Apoio Técnico que tem como principais responsabilidades atender às solicitações dos clientes e formalizar as propostas de prestação de serviços, além de receber, inspecionar, identificar e cadastrar as amostras dos clientes.

A seguir são apresentadas as principais atribuições de cada uma das áreas chaves do LAQUA.

A Diretoria do LAQUA tem como principais atribuições voltadas ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ):

  1. Definir a política, os objetivos e metas do Sistema de Gestão da Qualidade;
  2. Definir a estrutura organizacional do Laboratório;
  3. Designar as atribuições e responsabilidades, bem como habilitar os profissionais que atuam no LAQUA em relação aos respectivos processos e atividades no trabalho;
  4. Planejar, implantar e analisar criticamente o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade;
  5. Analisar criticamente e aprovar toda a documentação do conjunto de processos e atividades do Sistema de Gestão da Qualidade no âmbito gerencial e técnico do laboratório;
  6. Comunicar e assegurar o cumprimento da política da qualidade;
  7. Prover os recursos para implementação e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade;
  8. Promover comunicação qualificada no âmbito interno do LAQUA visando promover o conhecimento e cumprimento em relação aos requisitos da norma de qualidade aplicada, requisitos acordados com os clientes, regulamentares e normativos por parte dos profissionais que atuam no Laboratório.
  9. Responsabilizar-se pela manutenção da integridade do Sistema de Gestão da Qualidade sempre que mudanças forem planejadas ou o Laboratório seja impactado por mudanças externas;
  10. Decidir e coordenar as iniciativas e as ações estratégicas do Laboratório;
  11. Verificar a conformidade, aprovar e liberar a emissão dos relatórios de ensaio produzidos pelo Laboratório;
  12. Realizar a seleção de profissionais para atuar no Laboratório;
  13. Acompanhar e supervisionar o desempenho dos profissionais que atuam no Laboratório;
  14. Analisar, definir, planejar, orientar e acompanhar as atividades e projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão desenvolvidas no LAQUA.