Política de Qualidade LAQUA
O LAQUA – Laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Crustáceos, integrante da Universidade do Estado do Maranhão – UEMA, tem como missão: Executar protocolos laboratoriais para o diagnóstico de enfermidades na Aquicultura, definidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), cujos resultados sejam consistentes, confiáveis e em tempo hábil.
O Laboratório deve atender as exigências da NBR ISO/IEC 17025:2017 em execução do objeto do Convênio no. 54/2011 UEMA/MAPA celebrado entre a União, por intermédio da Secretaria de Defesa Sanitária e da Secretaria de Pesca e Aquicultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O LAQUA realizará de diagnósticos de maneira que sua atuação possa:
- atender à demanda laboratorial do MAPA e do setor produtivo, no tocante ao monitoramento de enfermidades de crustáceos em âmbito regional e nacional, principalmente das enfermidades estabelecidas pela WOAH;
- prestar apoio técnico ao treinamento de equipes de Agências Estaduais de Defesa Sanitária no tocante às enfermidades de crustáceos, bem como aos técnicos da área no MAPA e do setor produtivo;
- colaborar tecnicamente nos processos do MAPA e do setor produtivo de análise de risco de importação e exportação de crustáceos e seus produtos para o mercado internacional.
O LAQUA compreende que, para cumprir sua missão, precisa ter o compromisso de satisfazer os usuários e clientes que buscam por serviços laboratoriais especializados e, por isso, adota em seu Sistema de Gestão da Qualidade a seguinte Política da Qualidade:
O LAQUA assume os compromissos de atuar com imparcialidade, evoluir a qualificação de sua equipe técnica, atualizar-se tecnologicamente, ser eficiente no tempo de resposta, buscar a sustentabilidade dos sistemas analíticos e ter foco no cliente e no desenvolvimento e melhoria contínua da eficácia de seu Sistema de Gestão da Qualidade.
Esta política deve ser compreendida por todos que atuam ou interagem com o laboratório, portanto, a seguir, são explicitados cada um destes compromissos assumidos para garantir sua efetiva prática:
Compromisso com a imparcialidade
O laboratório e sua equipe devem atuar com ética, neutralidade, equidade e rigor técnico, primando pela confiança dos resultados apresentados.
Qualificação da equipe técnica
Promover a qualificação e educação continuada dos profissionais que atuam no laboratório para que desenvolvam as competências necessárias à prestação de serviços laboratoriais de reconhecida qualidade.
Atualização tecnológica
Atualizar continuamente os sistemas analíticos, incorporando inovações tecnológicas para melhor atender à demanda dos clientes, visando à excelência na prestação de serviços laboratoriais.
Eficiência no tempo de resposta aos ensaios
Ter o compromisso com o atendimento aos prazos de entrega acordados com os clientes, atuando com produtividade, mas preservando a qualidade técnica.
Sustentabilidade dos sistemas analíticos
Garantir a economicidade das atividades laboratoriais, visando sua sustentabilidade financeira, e promover a preservação do Meio Ambiente por meio de práticas sustentáveis.
Melhoria contínua da eficácia de seu sistema
Compromisso com a busca e implementação da melhoria contínua nos processos e no Sistema de Gestão da Qualidade do laboratório.
Foco nos clientes
Saber interpretar as necessidades e expectativas dos clientes, visando oferecer-lhes serviços laboratoriais de qualidade, envolvendo relatórios de resultados, informações e/ou assessoramento técnico que lhe são necessários à tomada de decisão acerca do item em investigação e análise.