Política de Qualidade LAQUA

O LAQUA – Laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Crustáceos, integrante da Universidade do Estado do Maranhão – UEMA, tem como missão: Executar protocolos laboratoriais para o diagnóstico de enfermidades na Aquicultura, definidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), cujos resultados sejam consistentes, confiáveis e em tempo hábil.

O Laboratório deve atender as exigências da NBR ISO/IEC 17025:2017 em execução do objeto do Convênio no. 54/2011 UEMA/MAPA celebrado entre a União, por intermédio da Secretaria de Defesa Sanitária e da Secretaria de Pesca e Aquicultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O LAQUA realizará de diagnósticos de maneira que sua atuação possa:

 

 

 

O LAQUA compreende que, para cumprir sua missão, precisa ter o compromisso de satisfazer os usuários e clientes que buscam por serviços laboratoriais especializados e, por isso, adota em seu Sistema de Gestão da Qualidade a seguinte Política da Qualidade:

 

O LAQUA assume os compromissos de atuar com imparcialidade, evoluir a qualificação de sua equipe técnica, atualizar-se tecnologicamente, ser eficiente no tempo de resposta, buscar a sustentabilidade dos sistemas analíticos e ter foco no cliente e no desenvolvimento e melhoria contínua da eficácia de seu Sistema de Gestão da Qualidade.

 

Esta política deve ser compreendida por todos que atuam ou interagem com o laboratório, portanto, a seguir, são explicitados cada um destes compromissos assumidos para garantir sua efetiva prática:

 

Compromisso com a imparcialidade

O laboratório e sua equipe devem atuar com ética, neutralidade, equidade e rigor técnico, primando pela confiança dos resultados apresentados.

 

Qualificação da equipe técnica

Promover a qualificação e educação continuada dos profissionais que atuam no laboratório para que desenvolvam as competências necessárias à prestação de serviços laboratoriais de reconhecida qualidade.

 

Atualização tecnológica

Atualizar continuamente os sistemas analíticos, incorporando inovações tecnológicas para melhor atender à demanda dos clientes, visando à excelência na prestação de serviços laboratoriais.

 

Eficiência no tempo de resposta aos ensaios

Ter o compromisso com o atendimento aos prazos de entrega acordados com os clientes, atuando com produtividade, mas preservando a qualidade técnica.

 

Sustentabilidade dos sistemas analíticos

Garantir a economicidade das atividades laboratoriais, visando sua sustentabilidade financeira, e promover a preservação do Meio Ambiente por meio de práticas sustentáveis.

 

Melhoria contínua da eficácia de seu sistema

Compromisso com a busca e implementação da melhoria contínua nos processos e no Sistema de Gestão da Qualidade do laboratório.

 

Foco nos clientes

Saber interpretar as necessidades e expectativas dos clientes, visando oferecer-lhes serviços laboratoriais de qualidade, envolvendo relatórios de resultados, informações e/ou assessoramento técnico que lhe são necessários à tomada de decisão acerca do item em investigação e análise.