LAQUA-UEMA apresenta resultados de pesquisa no AquaExpo Internacional 2025 no Equador
Por Laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Crustáceos em 25 de outubro de 2025
Entre os dias 20 e 23 de outubro de 2025, o LAQUA-UEMA participou ativamente da AquaExpo Internacional 2025, realizada no Convention Center, em Guayaquil – Equador, considerado o maior e mais influente evento técnico-científico e empresarial do mundo voltado à indústria do camarão.
Representando a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a empresa Sabores da Costa, o Prof. Dr. Thales Passos de Andrade, diretor do LAQUA-UEMA, foi palestrante convidado e apresentou o trabalho intitulado, desenvolvido em parceria com o Laboratório Genics e com a instituição SCIRO, da Austrália: “Innovación genética para la resiliencia sanitaria en la camaronicultura: evidencias de la Línea X (Híbridos Litopenaeus vannamei × L. schmitti) y de la recientemente establecida población brasileña de Penaeus monodon libre de patógenos / Inovação genética para a resiliência sanitária na carcinicultura: evidências da Linha X (híbridos Litopenaeus vannamei × L. schmitti) e da recém-estabelecida população brasileira livre de patógenos de Penaeus monodon.”
Essas parcerias reforçam a integração entre academia, setor produtivo e centros internacionais de pesquisa de ponta, ampliando a capacidade de desenvolvimento tecnológico do Brasil na área de sanidade aquícola e genética aplicada. A apresentação destacou avanços significativos em genética aplicada capazes de elevar o nível de biossegurança, produtividade e competitividade da aquicultura brasileira no cenário global.
Os dados compartilhados refletem o compromisso do LAQUA-UEMA com inovação tecnológica, diagnóstico avançado, transferência de conhecimento e fortalecimento do setor aquícola em escala internacional.




Acesse nosso QR Code e Instagram:
